Conselho de Representantes aprova contas do biênio 2021-2023
Em Reunião Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 21 de dezembro, o Conselho de Representantes da ADUR aprovou a prestação de contas da gestão biênio 2021-2023 por ampla maioria. Entre as pautas estavam a apreciação de contas da gestão anterior e a apresentação da proposta de contratação do Sistema de Gestão Sindical (Sindicalizi).
No primeiro ponto de pauta a presidente da ADUR, Elisa Guaraná, fez uma análise detalhada das contas do sindicato desde dezembro de 2021 até dezembro de 2023 e elucidou as dúvidas dos Conselheiros presentes na reunião.
Na sequência, a prestação de contas foi encaminhada para a votação e aprovada pela maioria das professoras e professores presentes. Foi registrada uma abstenção.
O segundo ponto de pauta tratou da proposta de adesão ao Sistema Sindicalizi. A Diretoria argumentou que a plataforma poderá trazer agilidade, transparência e segurança para a gestão dos processos administrativos, jurídicos e da comunicação entre o sindicalizado e o sindicato.
Os maiores benefícios apontados seriam a efetividade no cadastro e a viabilidade de comunicação direta com os associados e associadas. As professoras e professores presentes receberam material introdutório sobre a plataforma e o debate será aprofundado na próxima reunião do Conselho de Representantes, definida para o dia 7 de março, com primeira chamada às 8h30.
Nos informes gerais, a Diretoria apresentou os detalhes da reunião realizada com a Unimed Costa Verde no dia 20/12. Entre eles o retorno do atendimento da Rede D’Or e Perinatal a partir de janeiro, demandas de atendimento fora do horário comercial e retomada das negociações de reajuste anual do plano de saúde.
A professora Elisa Guaraná também informou sobre o processo de construção da sub-sede do Instituto Multidisciplinar (IM). A Propladi solicitou a revisão do projeto para autorizar a concessão do comodato, desta forma, o processo será reavaliado pela Direção do Campus e deverá avançar no próximo semestre.
Na sequência, a presidenta reforçou que, após a proposta do governo federal de reajuste zero para a categoria, serão realizadas rodadas de assembleias gerais nas associações docentes de todo o país para debater com a base e enviar uma resposta ao Ministério da Gestão e Inovação.
O representante da Regional do ANDES-SN fez um balanço da atuação da entidade tanto nacionalmente, sobretudo em defesa da recomposição salarial, quanto nas ações regionais realizadas. Foram mencionadas as atuações em defesa dos servidores federais, mobilizações pela carreira, participação em atos e lançamentos de notas de repúdio contra a violência perpetrada contra professores, parlamentares, entre outros.
Por fim, a presidenta da ADUR convidou professores e professoras a compor um grupo de trabalho para acompanhar a aplicação das cotas raciais nos concursos para docentes na UFRRJ. O grupo terá como objetivo verificar se a condução do processo está de acordo com as regras aprovadas pelos Conselho Superiores da Universidade.
Mais Notícias
Reajuste salarial dos servidores federais é resultado de mobilizações e greve
Postado em 17/01/2025
17 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR No dia 31 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial … leia mais
Programa Mais Professores: Iniciativa é promissora, mas carreira docente ainda precisa de mais investimentos
Postado em 15/01/2025
15 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal lançou nesta terça-feira (14), o Programa Mais Professores para … leia mais
Contra o Retrocesso na Moderação de Conteúdo da Meta e os Ataques à Regulação Democrática do Espaço Digital
Postado em 08/01/2025
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que abrange as redes sociais Facebook, Instagram e Threads, anunciou publicamente que a empresa irá … leia mais
Fechamento do Arquivo Público do Rio de Janeiro: Governador ataca preservação da memória histórica
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O anúncio do fechamento do Arquivo Público do Estado do Rio de … leia mais
A democracia continua de pé
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR Dia 8 de janeiro de 2025 é o dia do povo brasileiro … leia mais
Fernanda Torres Vence Globo de Ouro com Filme que Relembra as Cicatrizes da Ditadura: “Eu Ainda Estou Aqui”
Postado em 07/01/2025
07 de janeiro de 2024 Comunicação da ADUR Neste fim de semana, a atriz Fernanda Torres fez história ao vencer … leia mais
Governo Federal apresenta MP que garante o reajuste aos servidores
Postado em 03/01/2025
03 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal anunciou junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços … leia mais
A ADUR deseja um excelente 2025
Postado em 31/12/2024
🌟 A ADUR deseja a todas e todos um final de ano de descanso, reflexões e renovação. ✊ 2024 foi … leia mais
Nota sobre ação antissindical do TCU contra professores do Cefet/RJ
Postado em 27/12/2024
Nós, abaixo-assinados, vimos a público para denunciar recente ação do Tribunal de Contas da União (TCU), que demandou a abertura … leia mais
A Lei Orçamentária Anual foi aprovada. E agora?
Postado em 20/12/2024
A greve de alguns setores do serviço público federal, dentre eles a educação, teve conquistas importantes, na negociação com o … leia mais